Ministério da Saúde aposta em novo tratamento para a Hepatite C

0
74

Na última semana o Ministério da Saúde fez o anúncio de um novo tratamento para as pessoas que estão com Hepatite C. No total são mais de 135 mil pessoas diagnosticadas com a doença, a hepatite C, compromete o fígado.

Segundo o Ministério da Saúde, todos serão atendidos, os medicamentos para tratar a hepatite C serão: sofosbuvir, daclastasvir ou simeprevir, esses medicamentos apresentaram cura em cerca de 90%.

Este novo método está ligado a uma mudança na compra, a pasta condicionará o pagamento à indústria farmacêutica à  comprovação da cura do paciente da hepatite C.

“Estamos trazendo uma nova ótica de compras para o SUS, seguindo a lógica de comprar mais barato e, com isso, aumentar a oferta de medicamentos para a população”, explicou o ministro Ricardo Barros.

Tem como objetivo, tratar todos os diagnosticados com hepatite c, o atendimento será feito conforme a gravidade da doença, o comprometimento do fígado é classificado de F0 até F4, o ministério prevê que as filas para o tratamento de F3 e F4 terminem nesse semestre ou até os seis primeiros meses do próximo ano, e também já serão atendidos os diagnosticados com F2.

Hepatite C

A hepatite C é transmitida pelo contato com sangue contaminado (transfusão de sangue, sexo desprotegido e compartilhamento e objetos de uso pessoal como agulhas de tatuagem, alicates e tesouras). Não existe vacina contra a hepatite C. O tratamento pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

DEIXE UMA RESPOSTA